quarta-feira, 13 de julho de 2011

Curiosidades sobre o Assédio Sexual

O que é assédio sexual?

É um atentado à liberdade sexual do empregado.
O assédio sexual pode ser:
- por intimidação: é também chamado de assédio ambiental. Ocorre quando existem no ambiente de trabalho brincadeiras de cunho sexual, gracejos ou incitações sexuais pretendendo criar uma situação abusiva no trabalho;
- por chantagem: é o famoso “quid pro quo”. É o isto por aquilo. Por exemplo, quando o a funcionária precisa trocar o dia da folga e o supervisor afirma “troco o dia da folga se me der um beijo”, ou outra coisa....

O assédio sexual é diferente do assédio moral?

Assédio sexual é diferente de assédio moral. Ocorre que, por ser uma violência contra o empregado pode, muitas vezes configurar também um assédio moral.

Curiosidades sobre quando surgiu o assédio sexual.

O assédio sexual é coisa antiga, muito antiga. É verdade que só recentemente as leis passaram a definir o assédio sexual e a aplicar penas para os patrões transgressores.
Mas, na verdade, a sua existência é desde os tempos bíblicos. Duvida? Veja o Pentateuco do livro Gênesis, no Capítulo 39. Nesta história data um dos primeiros casos de assédio sexual. Ali a danadinha da patroa quis “tirar vantagem” do empregado. Vejam só, o primeiro caso da historia foi acontecer justo com uma mulher como assediadora. Curiosos?
A história bíblica é assim: o patrão deixou os negócios sob os cuidados do mordomo que cuidava de tudo com muito zelo. O mordomo José tinha um corpo de dar inveja. A mulher do patrão tratou de investir, assediou o empregado dia após dia e num belo dia exigiu “Deita-te comigo”. Ocorre que o empregado não queria ofender o patrão e negou-se.
Não deu outra. A patroa enfurecida (afinal, mulher enraivada é coisa séria, e não importa a época) instigou o marido.
Naquela época não havia muitos direitos humanos, nem o princípio da dignidade da pessoa humana e muito menos Reclamação Trabalhista, daí você já pode imaginar. O coitado do empregado foi lançado ao cárcere. Pobre coitado.
Bons tempos os nossos, não é mesmo? Afinal, é por isso que eu digo, a melhor arma contra o assédio sexual é o repúdio e a denúncia.

Tarcha Advocacia Trabalhista
Patricia Tarcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário